DESAFIO/OPORTUNIDADE
CRIAR UMA MARCA DEPOIS DE 35 ANOS PARA O MESMO CLIENTE.
Monica Deliberato Baptista conta que um dos primeiros jobs da sua carreira profissional foi a criação de uma marca para um laboratório de análises clínicas, na década de 1990. A empresa foi sucesso por 30 anos e foi vendida em 2020.
Agora, 34 anos depois, o mesmo cliente, solicitou uma marca para atuar na mesma região, potencializando a reputação dos sócios farmacêuticos, mas com o desafio de desvincular a marca antiga que possui o nome da família.
COMO TRABALHAMOS?
ENTENDA AS ETAPAS DO PROCESSO DE CRIAÇÃO
- Reunião de Briefing – entrevistas em profundidade com os sócios
- Pesquisa de laboratórios na região e em outros estados – contextualização geral
- Definição do ecossistema de relacionamento do laboratório
- Criação do termômetro de atributos da marca – sócios- pesquisa
- Definição do propósito, missão, visão e valores
- Definição do nome
- Definição do arquétipo
- Definição dos diferenciais/ cultura e mensagens chaves
10 Desenvolvimento da marca – 3 layouts
- Aprofundamento da marca escolhida
- Desenvolvimento da expressão gráfica
13. Desenvolvimento verbal da marca (tom de voz, personalidade verbal e exemplos de comunicação com alguns públicos alvos)
UM POUCO SOBRE O PROJETO
NOME /VALORES
Laboratório Cinque Análises Clínicas
Justificativa: O nome da marca foi criado como simbologia aos 5 valores criados e que são inegociáveis para operação do laboratório de análises clínicas:
- Qualidade
- Humanização
- Comprometimento
- Valorização das Pessoas
- Sustentabilidade
Propósito
Promover saúde através da excelência diagnóstica, transformando vidas com precisão técnica e cuidado humano.
Mensagem principal da Marca
União da Excelência Técnica com Humanização
Seus atributos principais são:
1. Técnico + Acolhedor
2. Preciso + Empático
3. Competente + Humano
4. Forte + Gentil
Diretriz visual da marca
– Formas geométricas precisas para refletir a excelência técnica
– Elementos que suavizem e humanizem o símbolo
– Design clean e contemporâneo
– Elementos que transmitem solidez e confiança
– Cores que representam competência
– Layout que equilibra robustez e acolhimento
Elementos gráficos da marca
– Tipografia clean e calorosa, carregando a simbologia de uma pessoa na letra “i”
– Símbolo desvinculado a tipografia, um elemento de laboratório
– Uso de letras em caixa baixa, para trazer uma linguagem visual mais próxima
– Paleta bicolor simbolizando a dualidade da marca: competência e humanização
TOM DE VOZ
Profissional – Demonstra competência e seriedade
Acolhedor – Transmite empatia e cuidado
Confiante – Reflete experiência e Conhecimento
Claro – Comunica com precisão e simplicidade
ECOSSISTEMA DE RELACIONAMENTOS
Os públicos-alvo e stakeholders do Laboratório Cinque é complexo e diversificado:
– Pacientes diretos que buscam atendimento particular;
– Usuários de planos de saúde conveniados;
– Clínicas médicas parceiras que necessitam de suporte diagnóstico;
– Comunidade médica local que direcionam pacientes para exames;
– Hospitais da região que demandam serviços laboratoriais;
– Operadoras de planos de saúde que estabelecem convênios;
– Colaboradores;
– Fornecedores de insumos e equipamentos laboratoriais.
DetaLHES
Categoria
Branding
Cliente
Laboratório Cinque Análises Clínicas