A experiência com o Verso e Reverso da Comunicação Interna faz parte da jornada da Duecom Comunicação há 11 anos.
O tema de 2023 será a Inteligência Artificial aplicada à comunicação interna e suas inúmeras possiblidades. Em um ano em que a humanidade respirou aliviada, vencida a pandemia da Covid-19, queremos explorar novos caminhos para a comunicação interna, diante de jornadas híbridas e diferentes expectativas dos profissionais em relação ao que os realiza no trabalho.
O encontro anual organizado pela Abracom e suas agências associadas, representadas pelo Grupo de Trabalho em Comunicação Interna – GTCI abordará a força da tecnologia aliada da cultura organizacional e de condutas éticas como um agente de transformação a se considerar em planos estratégicos.
Estudos apontam que a convergência da Inteligência Artificial (IA) generativa e o mundo do trabalho está produzindo resultados notáveis. Desde novembro de 2022, o número de postagens de emprego na rede social profissional LinkedIn fazendo referência a tecnologias como GPT ou ChatGPT cresceu 21 vezes, sinalizando a rápida integração da Inteligência Artificial nos locais de trabalho. Além disso, o número de usuários do LinkedIn no mundo que se dizem proficientes em IA cresceu 9 vezes de janeiro de 2016 a junho de 2023. Os dados constam do relatório “Future of Work Report: AI at Work”, que o LinkedIn publicou com base em informações de quase 1 bilhão de usuários no mundo.
Por isso, existe a clara necessidade de se investir em sensibilização e educação para o uso consciente dos novos recursos. Iniciativas como o relatório “AI & Human Rights” que aborda os principais temas em torno da IA e dos direitos humanos, incluindo transparência, aplicabilidade, notificação e consentimento do usuário, confiabilidade, criação de padrões, regulamentação e legislação, devem ser analisadas antes de se iniciar a implantação de IA na comunicação.
Na opinião de executivos norte-americanos não deve existir o medo do homem deixar de ser o centro do processo e se tornar apenas um coadjuvante nas suas funções. Pesquisa recente apurou que 47% dos executivos dos EUA acreditam que “o uso de IA generativa aumentará a produtividade”, 44% planejam aumentar o uso de IA em suas organizações no próximo ano, e 40% acham que o uso de IA generativa ajudará a desbloquear mais oportunidades de crescimento/receita no próximo ano.
A revolução da IA
A grande mudança se concentrará na mais impressionante de nossas capacidades: a capacidade fenomenal de pensar, criar, entender e raciocinar. Essa será a oportunidade! Às três grandes revoluções tecnológicas – a agrícola, a industrial e a computacional – vamos acrescentar uma quarta: a revolução da IA.
Em uma escala de tempo ampliada, o progresso tecnológico segue uma curva exponencial. É só comparar como era o mundo há 15 anos (sem smartphones, na verdade), 150 anos atrás (sem motor de combustão, sem eletricidade doméstica), 1.500 anos atrás (sem máquinas industriais) e há 15.000 anos (sem agricultura).
Essa revolução gerará riqueza suficiente para que todos tenham o que precisam, se nós, como sociedade, a administrarmos com responsabilidade, acredita o CEO Sam Altman da Open IA, empresa responsável pela criação do ChatGPT. Para ele, o progresso tecnológico que faremos nos próximos 100 anos será muito maior do que tudo o que fizemos desde que controlamos o fogo pela primeira vez e inventamos a roda.
Ao que tudo indica, a Inteligência Artificial promete impulsionar o desenvolvimento das pessoas, estimulando a criatividade e dando ferramentas que apoiam a execução de tarefas cotidianas.
Acredita-se que a IA criará um jeito completamente novo de trabalhar. É fundamental reconhecer que IA não é só uma nova ferramenta, mas parte essencial de um novo espaço estratégico que envolve as inteligências individuais, sociais e artificiais, interligadas e consideradas em conjunto para criar soluções que devem atender às necessidades das pessoas, grupos e comunidades.
Um comunicador poderá usar sua inteligência individual, alicerçada em expertise e conhecimentos adquiridos, para desenvolver ideias e perspectivas iniciais. Em seguida, pode engajar sua equipe e acionar a inteligência social, alavancando a diversidade de experiências e pontos de vista coletivos para aprimorar a análise e a concepção de soluções mais abrangentes. E a Inteligência Artificial pode criticar, avaliar, analisar dados e auxiliar no processo de tomada de decisão.
Um levantamento feito pela Microsoft indicou que 64% das pessoas afirmam não ter tempo ou energia para trabalhar. Nesse sentido, a IA vem para agilizar esse processo, permitindo que o profissional dedique mais tempo para tarefas que exijam conhecimento especializado e criativas.
Essa pesquisa ainda mostrou que 82% dos líderes afirmam que os colaboradores precisam desenvolver novas habilidades para acompanhar a Inteligência Artificial. Isso prova que tão importante quanto ter boas ferramentas é contar com equipes preparadas para fazer um bom uso delas.
E, ao contrário do que muita gente pensa, a Inteligência Artificial pode ajudar a aumentar a criatividade humana em vez de substituí-la. Segundo a Harvard Business Review, ferramentas como o ChatGPT, por exemplo, podem apoiar os seres humanos na hora de realizar tarefas, ajudando-os a encontrar um contraponto durante uma sessão de brainstorming, a superar alguns vieses existentes na hora de realizar uma tarefa e a avaliar as ideias que surgem durante o trabalho. Após a explosão do ChatGPT da Open IA, outras grandes empresas, lançaram seus produtos: o Google com o Bard e a Adobe usando de IA para criar o Adobe Firelfy para artes e projetos em geral. E as novidades continuarão a aparecer…
Bom para todos nós, entendendo que a IA generativa pode ser uma ferramenta valiosa para “potencializar a criatividade, superar limitações e avaliar ideias, abrindo novas perspectivas para a democratização da inovação” — o que pode mostrar que, sim, humanos e robôs podem andar lado a lado no mercado de trabalho.
Ao adotar uma abordagem ética, as organizações podem fazer a gestão de seu público interno a partir a tríade das inteligências individual, social e artificial, de forma equilibrada e consciente, gerando resultados positivos tanto para a organização quanto para a sociedade como um todo.
Essa abordagem tríplice potencializa a tomada de decisões estratégicas, promove uma visão mais completa e aprofundada, quando aproveita a expertise humana, a coletividade do conhecimento social e a eficiência sintética e analítica de IA.
Serviço:
11o Verso e Reverso da Comunicação Interna
22.09.23 das 9h30 às 12h30
Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/evento-online/11-verso-e-reverso-da-comunicacao-interna-ia-seja-bem-vinda-a-comunicacao/2122834