Já deu pra sentir que 2021 não será fácil. Por isso, a recomendação é ousar, é arriscar e experimentar novos caminhos e soluções para nossos clientes.
Muitos colegas de comunicação usaram esses primeiros dias de 2021 compartilhando tendências e enumerando recomendações para acertar a mão ao comunicar.
Nossa sugestão é, com olhar de comunicador, entender a fundo o negócio de seu cliente para propor estrategicamente. Use seu repertório e experiência a serviço do business e esteja atento a toda oportunidade de venda e de relacionamento não explorada. No campo da experiência de marca tem um caminhão de coisas ainda por fazer.
Isso significa investir na conhecida solução customizada, tailor made, que apesar de nada escalável, confere à nossa agência um caráter de especialidade muito forte. Observar, pesquisar, analisar, comparar, projetar. Esse são mais que verbos, atitudes do comunicador coerente com os novos mercados. Porque todos nós estamos aprendendo e reaprendendo com as mudanças na sociedade, seja pela pandemia, pela diversidade, pela desigualdade, pelo preconceito, o que for.
Em tempos de aulas na Aberje, me lembro do professor doutor Paulo Nassar falar sobre a meta linguagem, a linguagem sobre a linguagem. Trago essa lembrança aqui para provocar nossa função de trabalhar comunicação para as marcas e as organizações indo além da comunicação sobre a comunicação. Ainda acho que falamos e tratamos comunicação para nós mesmos, de forma isolada das reais necessidades dos negócios.
Uma excelente prática é adotar um calendário de temas para enriquecer a narrativa corporativa, de forma que apresente, conscientize e engaje os públicos sobre o propósito das marcas. Por isso vamos dedicar especial atenção para essa iniciativa de planejamento e disciplina nas pautas da comunicação, postando em nossas redes sociais alguns exemplos e aplicações bem sucedidas nesse sentido.
Vamos com tudo, vamos com conhecimento para colocar em prática soluções para a comunicação e o relacionamento das marcas com seus stakeholders. Tenha coragem e muita criatividade! A comunicação cresce e as marcas agradecem.