Evento disruptivo organizado pela Abracom, o V&R aconteceu no dia 21 de setembro, na ESPM e trouxe à tona a força das agências de comunicação com a proximidade entre cliente e agência e o quanto elas podem contribuir para o fortalecimento das corporações nesse cenário de mudanças. Estamos tão conectados, mas conectados as máquinas ou ao nosso próprio “eu”? Perguntas que nem sempre temos respostas, foram trabalhadas durante a 1ª parte do encontro no workshop: “Escutando para transformar”, onde o público se silenciou para ouvir o “eu” interior. Em seguida, reflexões foram feitas no Painel Tendências pelas colocações de três convidados. Eles falaram sobre os desafios da comunicação em um mundo tecnológico, da forma como ocorrem as transformações, além do receio de sermos substituídos por máquinas. Na relação entre homem e máquina, cabe ao humano trazer sua essência à tona, se apropriar de habilidades da criatividade e das emoções para realizar trabalhos mais estratégicos. O caminho para nós comunicadores é desaprender para aprender o novo. Os tempos são outros, por isso, precisamos romper com padrões que não são mais funcionais para continuarmos fazendo comunicação com nossos públicos.