Associada da Abracom há 20 anos, nossa agência tem contribuído ativamente para o desenvolvimento e fortalecimento do setor de comunicação. Uma das entregas mais recentes foi a conclusão da 1a matriz de materialidade do setor, para a qual, Mônica Baptista, nossa sócia-diretora, compos o GTC ESG da entidade, responsável por este trabalho. A atividade ocorreu em 2024, fruto dos insights para a sustentabilidade da comunicação pautados nos Fóruns de Comunicação Abracom, eventos anuais que tem Claudia Zanuso, outra sócia da agência, como curadora.
Para acessar a matriz completa, acesse: https://abracom.org.br/2025/04/01/estudo-faca-o-download-da-matriz-de-materialidade-do-setor/
Os 12 temas materiais que compõem a matriz são:
Diversidade, inclusão e equidade: promoção da equidade de gênero, raça, idade, origem e orientação sexual, garantindo respeito à pluralidade.
Riscos: processos trabalhistas, sanções regulatórias e impacto na reputação. Impactos financeiros: custos legais e perda de talentos. Probabilidade: parcialmente provável (26-50%) e magnitude moderada, ou seja, pode reduzir moderadamente o resultado do negócio.
Assédio moral: prevenção, monitoramento e combate a comportamentos abusivos no ambiente de trabalho.
Riscos: perda de credibilidade e aumento de ações judiciais. Impactos financeiros: custos trabalhistas e dificuldade na retenção de profissionais. parcialmente provável (26-50%) que ocorram em empresas do setor e magnitude moderada.
Atração e retenção de talentos: desenvolvimento profissional, reconhecimento e benefícios para reduzir a rotatividade.
Riscos: baixa competitividade como marca empregadora. Impactos financeiros: custos elevados com recrutamento e treinamento. Probabilidade: parcialmente provável (26-50%) que ocorram em empresas do setor e magnitude moderada.
Ética, integridade e compliance: transparência contábil, conformidade com leis anticorrupção e reforço da ética organizacional.
Riscos: fraudes, sanções e perda de mercado. Impactos financeiros: multas, processos e dificuldade de acesso a crédito. Probabilidade: parcialmente provável (26-50%) e magnitude moderada.
Inovação e tecnologia: investimento para manter competitividade e adaptação às mudanças do mercado.
Riscos: obsolescência de serviços e processos. Impactos financeiros: redução da receita e custos com atualização tecnológica. Probabilidade: provável (51-75%) que ocorram em empresas do setor e uma magnitude severa, ou seja, que reduz significativamente o resultado do negócio.
Privacidade e segurança de dados: proteção de informações sensíveis, garantindo conformidade com a LGPD.
Riscos: vazamentos e ciberataques. Impactos financeiros: multas, paralisação de operações e perda de confiança do público. Probabilidade: parcialmente provável (26-50%) que ocorram em empresas do setor e uma magnitude de moderada para severa.
Relações contratuais: cumprimento de prazos e escopos para fortalecer a confiança dos clientes.
Riscos: processos jurídicos e quebra de contratos. Impactos financeiros: Perda de receita e custos legais. Probabilidade: parcialmente provável (26-50%) e uma magnitude de moderada para alta em termos de impacto no resultado do negócio.
Relações trabalhistas: garantia de boas práticas no ambiente de trabalho.
Riscos: conflitos sindicais e sanções legais. Impactos financeiros: custos trabalhistas e impacto na reputação. Probabilidade: parcialmente provável (26-50%) e magnitude severa, ou seja, reduz significativamente o resultado do negócio.
Saúde, bem-estar e segurança: promoção da saúde física e mental e ambientes seguros para colaboradores.
Riscos: associados à saúde mental do trabalhador e a todo ambiente de pressão psicológica que existe em uma agência, principalmente no relacionamento com o cliente; aumento de processos. Impactos financeiros: custos médicos e impacto na produtividade. Probabilidade: impacto comum (e provável) de acontecer e impacto para o negócio associado a custos com processos, custos de suporte ao cuidado à saúde do funcionário, além de impactos reputacionais para a empresa.
Transparência e relacionamento com stakeholders: comunicação clara e responsável com clientes, parceiros e sociedade.
Riscos: falta de credibilidade e sanções regulatórias. Impactos financeiros: multas e redução da demanda. Probabilidade: parcialmente provável (26-50%) e magnitude de mínima para moderada.
Mudanças climáticas: gestão de emissões de carbono e adaptação a regulações ambientais.
Riscos: sanções ambientais e perda de competitividade. Impactos financeiros: custos operacionais e impacto na demanda. Probabilidade: parcialmente provável (26-50%) e magnitude mínima, ou seja, sem grande impacto no resultado do negócio.
Relações governamentais e advocacy: Monitoramento, participação e definição de políticas públicas e regulações setoriais, especialmente no contexto das contratações públicas e privadas de serviços de comunicação.
Riscos: mudanças regulatórias que afetem a forma de contratação e a remuneração de serviços de comunicação institucional e corporativa, impactando diretamente a previsibilidade, competitividade e viabilidade financeira do setor. Impactos financeiros: possíveis perdas em contratos devido a mudanças nos modelos de licitação e concorrências e em exigências técnicas e de precificação. Probabilidade: parcialmente provável (26-50%) e magnitude máxima, ou seja, com potencial para impactar significativamente o resultado do negócio.