Ainda não temos a dimensão exata, mas uma coisa é certeza: a pandemia escancarou um universo de oportunidades para a comunicação corporativa e ao mesmo tempo enormes desafios para falar sobre propósito da marca. Já dá pra perceber muita mudança, ainda que a expectativa por “voltar ao normal” esteja presente. O fato é que ao avaliar qual a relação das pessoas com seu trabalho após os efeitos da pandemia do coronavírus, é necessário desenhar novas soluções para novos relacionamentos.
A pesquisa “Desafios da COVID-19 para a Comunicação Organizacional”, realizada pela Aberje em maio deste ano traz um panorama das principais ações e desafios enfrentados pela área de Comunicação e pelas organizações nesse momento. Os resultados na íntegra são disponibilizados aqui.
A Comunicação Interna (83%), seguido pela Gestão de Crises e Riscos (71%) e Eventos (70%) são os processos que foram mais impactados. Além do desafio de manter os colaboradores engajados e produtivos durante a crise (55%), proteger a saúde financeira da organização (45%) e flexibilizar e adaptar-se para adotar estratégias extremamente ágeis (45%) são os principais pontos destacados na pesquisa. Ou seja, são vários indicadores de que os negócios precisam das pessoas e de interpretar os novos comportamentos delas para superar essa crise.
A iniciativa começa dentro de casa
Praticamente todas as áreas de Comunicação (98%) têm desenvolvido ações de conscientização junto ao seu público interno. As ações mais desenvolvidas são o envio de e-mail (94%) e a divulgação na intranet da empresa (72%). Também são desenvolvidas as transmissões de vídeos (57%), a afixação de cartazes (52%), a divulgação no site corporativo (49%) e a veiculação em revista/jornal interno (42%).
Ou seja, mídias consagradas, mas que talvez perderam sua eficiência, porque o cenário é outro. Como se aproximar do público interno novamente e reagir a tantas mudanças?
Como se nada conhecêssemos e fosse preciso começar do zero. Então, vamos perguntar para os colaboradores o que eles pensam e desejam que seja comunicado neste momento. Cuidar da sua experiência no trabalho e com o trabalho, é o que traz inputs riquíssimos para definir a comunicação ideal.
Há pelo menos um ano, começamos a desenvolver uma plataforma capaz de estruturar a jornada do colaborador sob a ótica de seu envolvimento com o propósito da marca para qual trabalha. Junto a um grupo multidisciplinar desenhamos a coex, uma plataforma centrada no colaborador que avalia a experiência dele no trabalho em quatro dimensões. E para levantar inputs para esse momento de retomada das atividades, a coex Reonboarding, uma metodologia perfeita para ouvir, conectar e redefinir o relacionamento com o colaborador, com o objetivo de recuperar o engajamento do público interno com o negócio. Com os dados coletados é possível estabelecer dinâmicas de cocriação e planos de ação para a comunicação interna e a gestão de pessoas.
Trata-se de uma #novaintegração para acolher os colaboradores por meio do restabelecimento do propósito da marca e de cada colaborador em trabalhar para ela. Isso é importante para restaurar a confiança, impulsionar mudanças e melhorar a experiência dos colaboradores. Toda empresa está em um momento de uma nova integração, independentemente de seu modelo de trabalho, porque a sociedade vive um momento diferente.
Por isso, vamos gerar novos dados e conhecer quais são as novas demandas para nos comunicarmos melhor. Não dá para chegar no novo, sem repensar o normal anterior e ter muito respeito pela percepção das pessoas.