A cada ano, o Brasil tem um aumento significativo do número de coworkings em operação. O que no começo, lá em meados de 2014/15 era algo distante e ainda muito tímido, hoje é uma realidade que transforma a maneira como as pessoas trabalham e se relacionam, e até o endereço corporativo de grandes ou pequenas empresas.
Segundo a última publicação da edição da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, esse sistema de oferta de espaço colaborativo de trabalho cresceu de 238 salas em 2015, para 1194 em 2018 e, desse total, mais de 460 ambientes estão localizados em São Paulo, cidade que lidera o ranking.
São vários profissionais reunidos, perfis multidisciplinares e ainda é o lugar preferido das startups. Esse público soma 75% de quem transita nesses locais. São eles que dão vida aos coworkings e provocaram essa aceleração neste tipo de operação. O resultado? Uma nova geração de empreendedores e de negócios que chegam a valer mais de 1 bilhão, os chamados “unicórnios”, segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups).
A crescente aceleração desses ambientes refletem o novo cenário que ilustra bem uma das mudanças mais fortes na sociedade: a forma e o local de trabalho. Eles se enquadram perfeitamente às necessidades de um mundo que exige soluções ágeis, inovadoras, colaborativas, co-criativas e é claro, que sabe o valor da comunicação para o crescimento do negócio.
E você? Já se imaginou ou experimentou um coworking?