Há pouco tempo trabalhar significava receber uma remuneração pelo que se faz. Hoje, somos movidos a propósito e a viver experiências no trabalho e, claro, também ser remunerados por isso. Portanto, desenhar a experiência do colaborador faz todo sentido. Isso nada mais é do que o employee experience.
O employee experience valoriza o capital humano, incentiva a participação e o engajamento nas atividades profissionais. O grande desafio reside em equilibrar as necessidades da empresa e a satisfação dos colbaoradores. De forma progressiva, entendemos que as decisões e atitudes dos líderes e os programas corporativos influenciam em como as pessoas se sentem no ambiente de trabalho. Portanto, é necessário criar vínculos emocionais das pessoas com as marcas e esse processo tem origem dentro do negócio.
Munidos de todos esses argumentos e de nossa percepção da necessidade de uma mudança da relação empresa funcionário, concebemos a coex. Ao pensar nos colaboradores como personas, a perspectiva do planejamento de estratégias de comunicação e relacionamento torna-se mais relevante e indispensável.
As quatro dimensões da coex são: Ambiente de trabalho e interações sociais, Do indivíduo para a cultura do grupo, Processos e Tecnologia. E a jornada da experiência do colaborador começa por:
construir
Tudo começa na avaliação da marca, por meio de indicadores de reputação e atração. É a fase 1, que considera a empresa em si, antes da contratação em si.
conectar
A fase 2 trata da marca empregadora e de toda a narrativa para atração do profissional desejado. É o pré-embarque na jornada.
colaborar
A integração faz parte da fase 3, chamada de onboarding, onde acontece o match das digitais da marca e do profissional recém contratado.
cocriar
A vida como ela é, compõe a 4ª fase e vai desde o início das atividades de trabalho, desenvolvimento de carreira, reconhecimento, influência até o desligamento.
Para nós, Employee Experience é um processo constante, parte da estratégia da marca e integrado aos objetivos de negócio. Vai além das práticas de gestão de pessoas. Envolve a tomada de decisão, a comunicação externa e interna e o engajamento, envolvendo os colaboradores com a cultura organizacional, o propósito do negócio e o posicionamento da marca.