No Open Meeting promovido pela B.done dia 25 de agosto compartilhei algumas das minhas vivências e percepções sobre comunicação e engajamento de colaboradores. Falamos sobre a importância estratégica da Comunicação Interna para a imagem e a reputação das marcas.
A tendência já presente é ouvir o colaborador para integrá-lo na estratégia de comunicação interna e desenhar soluções aderentes às suas necessidades. Outras tendências são: descentralização na produção de conteúdo, gestão de comunidades e redes de influenciadores internos. A Comunicação Interna deve ter estratégia própria, a serviço dos objetivos do negócio. Mas para isso, tem que investir em relacionamento e conexão.
Na prática, isso traz a busca por significado no que fazemos e a valorização do Propósito de Vida e profissional. Como também, cresce uma nova lógica de centralidade nas pessoas e na humanização do relacionamento da empresa com seus empregados. A partir do momento que a tecnologia e o ambiente digital aproximam as pessoas, independentemente de sua localização física, o conceito de jornada do colaborador é fundamental para o engajamento dos indivíduos e dos times.
A Jornada do Colaborador é a sistematização da experiência que cada profissional tem com seu trabalho e que gera sua percepção de satisfação ou insatisfação de pertencer àquela organização. São todos os pontos de contato com a marca empregadora, que começa na seleção, passa pela contratação, onboarding/reonboarding e dia a dia no trabalho, até o outboarding.
Para fortalecer e manter a cultura, cuidando das relações e da promessa da marca para o público interno, criamos uma plataforma completa que se chama coex, composta por quatro dimensões de percepção da experiência com o trabalho: comportamento individual e em grupo (traço cultural), ambiente de trabalho e interações sociais, processos de trabalho e tecnologia.
Independentemente da plataforma, a agência trabalha engajamento em várias ações de comunicação e relacionamento com o público interno, como Programas de trainee, campanhas de voluntariado corporativo etc. E reforça o Propósito, a Missão, a Visão e os Valores da marca nos conteúdos organizacionais. Outra iniciativa bem interessante são Programas de Reconhecimento que valorizam as conquistas e destacam os colaboradores como protagonistas das ações.
Valeu pelo papo B.done e a todos interessados em estratégias de comunicação com colaboradores, contem conosco para a tríade do SIGNIFICAR, CO-CRIAR e VALORIZAR.
Quem quiser ouvir a live na íntegra é só acessar o perfil da B.done no Instagram!
Claudia Cezaro Zanuso
founder