As marcas de maior credibilidade comunicam-se com seus stakeholders, a começar pelos próprios funcionários, clientes, investidores, imprensa e governo. Um dos meios são relatórios impressos e digitais sobre os resultados do ano, que geram credibilidade às empresas e, portanto, potencializam os negócios.
A #agenciaduecom realiza os seguintes serviços para Relatórios de Sustentabilidade:
- GERENCIAMOS o projeto e garantimos que seja entregue no prazo;
- ACULTURAMOS a liderança para aplicar conceitos de sustentabilidade nos negócios;
- PROMOVEMOS a articulação com consultorias em indicadores de sustentabilidade e construção da matriz de materialidade;
- CRIAMOS os Projetos Editorial e de Design com equipe própria e acompanhamento em todas as etapas do processo de elaboração do conteúdo;
- DEFINIMOS a melhor estratégia de divulgação, por meio de formatos diferenciados, on e off line.
O que de fato entregamos?
Cuidamos de toda a criação e produção dos produtos de comunicação provenientes de um relato anual. Ou seja, a partir do levantamento das atividades do ano, reunimos as informações em formato de texto, vídeo e infográficos para divulgar os resultados e impactar a maior parte dos stakeholders da empresa. É um processo de trabalho que leva de 3 a 5 meses, por isso é importante começar em novembro para ter o relatório pronto em abril do ano seguinte.
Nosso princípio é dar acesso à informação, com clareza e objetividade. Por isso, atendemos tanto clientes que já tem experiência com relatos, como também os que desejam começar.
Etapas
1ª – Qual a maturidade da empresa para relatar? É importante verificar se existe uma área responsável pela sustentabilidade, quais os passos anteriores e quais relatórios já foram publicados. A partir daí damos continuidade ao relato do ano.
2ª – Matriz de materialidade e engajamento – consulta aos stakeholders sobre os temas que são relevantes para eles para constar no relatório, de acordo com o setor de mercado no qual a empresa está inserida.
3ª – Sensibilização da liderança e definição do conteúdo – com o resultado da materialidade, é nessa etapa que se fazem entrevistas em profundidade com a Diretoria para levantamento dos principais projetos do ano.
4ª – Definição da metodologia e levantamento dos indicadores, uma das mais utilizadas é a GRI – Global Report Initiative, para a coleta dos dados numéricos.
5ª – Projetos Editorial e Gráfico
6ª – Redação e diagramação
7ª – Produção para divulgação on e off line
O que mais temos feito são formatos variados de acordo com especificidade de cada público que se deseja atingir, como por exemplo, impressos, vídeos, folders resumidos, pdfs dinâmicos e links html para sites.
Mas por que os Relatórios de Sustentabilidade são importantes para as empresas?
Na era da imagem e da reputação, quem relata suas atividades tem um ganho de visibilidade junto as seus públicos de relacionamento. O relatório gera valor para as marcas porque:
– desenvolve uma estratégia de gestão voltada para o futuro, baseada em informações consistentes sobre os impactos positivos e negativos da sustentabilidade;
– reforça os princípios éticos e de governança corporativa, fundamentais para a credibilidade e ageração de valor para o negócio;
– melhora o diálogo entre os acionistas, o que auxilia as empresas a identificar riscos e oportunidades ligados à sustentabilidade; e
– ajuda a mudar a mentalidade, buscando o que faz sentido para os negócios em um mundo dinâmico, onde importa não somente o âmbito financeiro, mas também o econômico, o social e o ambiental.
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