DuecomDuecom
  • A Duecom
    • Somos e fazemos
    • Time
    • Blog
  • Portfólio
  • Cocriação
  • Clientes
  • Contato
11 de dezembro de 2020 por Admin Duecom

O que é se comprometer de fato com o colaborador?

O que é se comprometer de fato com o colaborador?
11 de dezembro de 2020 por Admin Duecom

Acompanhar tendências sempre foi um dos caminhos para se preparar para o futuro, mesmo que grande parte delas seja baseada em fatos do presente. É desta forma que encaro esse recente estudo feito pelo Linkedin, que aponta as quatro tendências globais sobre talentos 2020. Fonte: https://business.linkedin.com/talent-solutions/recruiting-tips/global-talent-trends-2020

Vamos a elas:

Tendência 1 – Experiência do empregado

Cada indivíduo importa e sua percepção sobre a empresa para a qual trabalha impacta em sua produtividade e desempenho, o que no grupo constitui a cultura organizacional. Como Jacob Morgan já constatou em seus estudos, Employee Experience pode ser definida como a “intersecção das expectativas, necessidades e vontades tanto do lado do profissional, quanto do lado da marca. Para 68% dos talentos entrevistados pelo Linkedin, sua experiência no trabalho melhorou nos últimos anos, mas há muito espaço para crescer.

Tendência 2 – People analytics

Os dados sobre perfil dos candidatos mostraram ser poderosos para definir estratégias de atração, contratação e retenção, mas 55% das empresas dizem que ainda precisam de ajuda com as análises básicas do significado deles. Mas gostaria de defender aqui a ideia de irmos além, somando a eles, percepções e informações qualitativas. Por isso, trabalhamos há dois anos no desenvolvimento de uma plataforma, a coex, que une números com fatos, com storytelling e narrativas para poder avaliar melhor como está a experiência das pessoas com o trabalho que fazem e a forma como são remuneradas e reconhecidas.

Tendência 3 – Recrutamento interno

Muito me espanta ser essa uma tendência, dado que já é uma prática antiga, pois protege a cultura e valoriza quem já é colaborador. Uma das explicações dada pelo estudo, aponta a escassez de talentos como um dos fatores que faz crescer em 10% o recrutamento interno desde 2015. Para os RHs, 94% dizem que o recrutamento interno os ajuda a reter os talentos mais valiosos.

Tendência 4 – Força de trabalho multigeracional

Uma das formas mais simples e imediatas de trabalhar diversidade é compor times com profissionais de diversas faixas de idades. Embora cada faixa etária tenha características próprias, há muito mais coisas que tosas as gerações têm em comum, diz o estudo. Por isso é importnate vencer osestereótipos de abrir espaço para interações informais entre as gerações.

Mas de fato, o que falta ser feito pelas marcas para que elas se comprometam de fato com seus colaboradores? O “ser comprometido”, que estava associado à ideia de permanência, passa a incorporar a noção de contribuição ativa para a organização. E essa contribuição ganha maior valor quando é associada a sensações e emoções.

Portanto, é pela perspectiva afetiva que se consolida a identificação do indivíduo com a empresa, por meio da reciprocidade, da confiança, da satisfação e pelo interesse em contribuir com o sucesso do negócio.

E assim o comprometimento vem junto. Uma marca pode e deve se comprometer de fato com o acompanhamento da jornada de seus colaboradores, de forma sistêmica, coletando suas percepções e trazendo os seus insights, que são fruto da vivência do trabalho, para o desenho da estratégia. Uma boa gestão de pessoas tem que ser feita com as pessoas, mantendo uma comunicação aberta e permanente com elas.

 

Claudia Cezaro Zanuso

sócia-diretora

 

 

#comunicaçãointerna #engajamento #experienciadocolaborador comunicação organizacional propósito

Artigo anteriorO comportamento virtual e os novos c’s do engajamentoPróximo artigo Novas experiências nunca foram tão bem-vindasjornada da experiência do colaborador

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Mulher é muito mais que isso8 de março de 2022
O que o Grupo Maringá, a Mitre e a Quantum tem em comum?10 de novembro de 2021
Manifesto Abracom por concorrências justas e transparentes10 de novembro de 2021

Tags

#comunicacaocorporativa #comunicaçãodamarca #comunicaçãointerna #employeexperience #engajamento #ESG #experienciadocolaborador Aberje Aberje 50 anos Abracom ABStartups agenciaduecom agência Duecom aleformanchuk assistente de voz assistente pessoal automação branding coex colaborador Coletivo Pro Comunica comunicação comunicação corporativa comunicação de marca comunicação interna comunicação organizacional coworking criatividade design duecom duecomovimento duecomovimento; nossa essência; comunicar; comunicação; comunicação interna; comunicação organizacional; cultura organizacional; valorizar; reconhecer; movimentar evolução ferranadria GoogleCloudSummit homeoffice inovação inovação tecnológica netweaver propósito relatório anual relatório de sustentabilidade Sustentabilidade transformação digital Verso & Reverso

Sobre a Duecom

A agência Duecom tem alma porque respira comunicação. Nosso propósito é aproximar e envolver pessoas a negócios, a começar pelos colaboradores, criando espaços para que eles sejam protagonistas.

Últimos Trabalhos

Veja pela Categoria

Campanhas Canais Cases Design Employee Experience Marca Empregadora Publicações Sustentabilidade
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configuração de CookiesAceitar tudo
Gerenciar consentimento

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, anonimamente.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsO cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsO cookie é definido pelo consentimento do cookie LGPD para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsOs cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsO cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsEste cookie é definido pelo plug-in LGPD Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho".
viewed_cookie_policy11 monthsO cookie é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.
Analítico
Os cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas de número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
SALVAR E ACEITAR